QUEM FAZ

retrato fran redondoPrazer, meu nome é Francine Lima. Sou uma jornalista meio brava, meio engraçada, especializada em alimentação.

  • Jornalista formada na USP, com 18 anos de carreira no jornalismo.
  • Mestre em Ciências pelo Programa de Nutrição em Saúde Pública da USP.
  • Fui repórter da revista Época por quase cinco anos e publiquei reportagens de capa sobre alimentação.
  • Fui colunista da revista Época online, com mais de 70 artigos sobre saúde e bem-estar.
  • Escrevi livros sob encomenda na área de saúde.
  • Fiz entrevistas com especialistas e escritores estrangeiros.
  • Sou consultora do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
  • Sou membro de grupos de trabalho sobre rotulagem de alimentos na Anvisa.
  • Ministro palestras e oficinas sobre alimentação, comunicação e empreendedorismo.

Saiba mais em francinelima.com.br

Vida pessoal

Nasci no Vale do Paraíba, no interior paulista, em 1976, e vivo em São Paulo, capital, desde 1994. Sempre fui magrinha. Gosto de me alimentar bem e de praticar exercícios físicos intensos na academia para me manter em forma, com saúde e disposição. Uso bicicleta como meio de transporte desde muito antes de São Paulo ter ciclovias vermelhas. Moro em apartamento e sinto falta de sol.

Acho que sempre fui CDF. Era do tipo que prestava atenção às aulas na escola e tirava notas altas quase sempre. Aprendi rápido a dominar a linguagem escrita, o que me facilitou escolher o jornalismo como profissão. Também gostava muito das aulas de teatro e adorava fazer esquetes de humor com as amigas da rua. Fiz aulas de inglês, mas aprendi muito treinando sozinha. Passei na Fuvest aos 17 anos.

Carreira

Embora boa aluna, demorei a encontrar meu lugar ao sol no campo profissional. Trabalhei em vários veículos pequenos até ser contratada como repórter da revista Época, em 2006, onde também fui colunista. Fui freelancer de revistas diversas, escrevi livros de terceiros sob encomenda e sempre que pude busquei me envolver com produções ligadas à qualidade de vida. Em 2014 conquistei o título de Mestre em Ciências pelo programa de Nutrição em Saúde Pública da USP, com a dissertação “Comunicação na promoção da alimentação saudável via rótulos: uma análise dos discursos”, que pode ser lida aqui. Meu site francinelima.com.br e meu perfil no LinkedIn contam mais sobre minha carreira.

Sou fã do trabalho de jornalistas americanos como Michael Pollan, Eric Schlosser, Michael Moss, Mark Bittman, além da nutricionista blogueira Marion Nestle, autores de livros, artigos e filmes que considero indispensáveis para entender a relação da produção industrial de alimentos com as mudanças nos nossos hábitos alimentares. Também adoro o poder midiático de Jamie Oliver. Eu me inspiro muito neles. Grandes comunicadores.

Empreendedorismo

O canal Do campo à mesa é a realização de diversos sonhos num só. Desde 2013 estou criando um jeito de misturar meu gosto pela comunicação, pelo teatro e pelo humor com meu apreço pela boa alimentação e boa saúde num formato de trabalho autônomo, sem chefes (mas também sem salário fixo todo mês e sem férias remuneradas). Idealizei, criei e comecei a fazer o projeto acontecer assumindo tudo sozinha: pesquisa de pautas, entrevistas, roteiro, produção de objetos, cenário, figurino, gravação, apresentação, edição, publicação, interação com o público, orçamento, propostas, gestão de recursos, planejamento, arquitetura e alimentação do blog, apresentação de palestras e oficinas, pesquisa acadêmica para consultoria, redação de relatórios etc. Não é moleza, não. Apreender a empreender neste país é uma batalha diária. Mas é bom pra caramba. Estou me tornando quem eu sempre quis ser. E não existe nada melhor do que ser quem a gente é.

Leia também sobre:

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s