Perguntas frequentes

O que é feito dos produtos que aparecem nos vídeos?

Depende. Os que não como de jeito nenhum eu guardo, jogo fora, doo ou devolvo ao supermercado (em troca de outra coisa). Os de melhor qualidade eu consumo. Já acumulei um bom acervo de produtos e embalagens para levar às atividades educativas presenciais.

Como são escolhidos os temas dos vídeos?

A maioria eu escolho com base em minha observação no mercado. Mas várias vezes já aproveitei sugestões do público. Se você quer sugerir um tema, consulte a lista de vídeos já publicados e a lista de temas já previstos e mande uma mensagem se sua ideia for inédita. A ordem de produção dos temas depende da facilidade de conseguir as informações e dos custos envolvidos na gravação. Alguns temas são bem trabalhosos. Os temas que requerem viagens para pesquisa de campo e gravação com equipamentos e equipe externa custam mais caro, e é preciso tempo para conseguir fundos, equipamentos e equipe.

Gostaria de saber sobre o alimento tal…

O que eu sei sobre os alimentos é o que está publicado neste blog, no Facebook ou no YouTube. Não, eu não sei tudo. Para essas publicações, eu faço pesquisas específicas. Se não publiquei nada sobre um determinado tema, pode ser porque ainda não pesquisei sobre ele, e aí não posso afirmar nada. Pode ser também porque eu não acho que valha a pena abordar esse tema. E eu nem pretendo falar de todos os produtos existentes. A ideia é dar exemplos representativos. Se eu já falei de um produto parecido com esse sobre o qual você tem dúvida, será que a pergunta já não está respondida?

Você poderia falar sobre…

Não sei se você sabe, mas desde 2013 eu produzo este conteúdo sozinha. Sou uma equipe de uma pessoa só. Sou eu que seleciono as pautas, busco notícias para compartilhar no Facebook, escrevo os roteiros, opero a câmera no tripé, edito os vídeos e respondo as mensagens do público, que são muitas. É bastante trabalho, que se estende pelo final de semana inclusive. O dinheiro que arrecado no financiamento coletivo ainda não é suficiente para bancar uma equipe, então vou fazendo as coisas na medida do possível. Com o conteúdo que publico, respondo a perguntas de muitas pessoas no atacado. Eu não tenho como tirar dúvidas particulares no varejo, até porque não sou nutricionista, profissional que cobra por esse tipo de consulta.

Se você tem uma dúvida, sugiro que primeiro faça uma pesquisa básica no Google você mesmo(a), ou leia o rótulo com mais atenção ou entre em contato com o SAC do fabricante antes de vir me perguntar. Se for um tema difícil, que precise mesmo de uma investigação jornalística, talvez até eu precise de ajuda para realizar. Estou sempre procurando de tornar este projeto mais sustentável. Se você tiver como ajudar nisso, será muito bem-vindo(a).

Por que você não faz mais vídeos com receitas?

Porque meu forte não é a culinária. Sou melhor jornalista do que cozinheira. Mas eventualmente posso trazer convidadas(os) que saibam ensinar receitas. O que eu cozinho às vezes publico no Instagram. Mas nem sempre com receita.

Por que você não mostra as marcas?

Para evitar que as marcas criticadas me processem judicialmente e para que o público aprenda a fazer suas escolhas de forma autônoma. Não escolha os alimentos pela marca. Escolha pela lista de ingredientes, que dá mais certo.

Você recomenda o produto XYZ?

Não tenho a intenção de recomendar marcas de alimentos ou produtos específicos, mas aponto as características que aprovo num alimento. Prefiro oferecer informações sobre como comparar os produtos do mercado. Bem informado, cada um é capaz de decidir o que vale a pena comer, não é?

Um determinado uco de caixinha diz no rótulo que é 100% integral e que não tem conservantes. Posso acreditar? Se não tem conservantes, como o suco não estraga?

Provavelmente, sim, você pode acreditar. Sucos integrais de caixinha não precisam de conservantes quando são utrapasteurizados, ou seja, aquecidos por alguns segundos a uma temperatura muito alta, e em seguida envasados numa embalagem Tetra Pak de forma estéril, sem contato com a pele humana nem com o ar. É a combinação da temperatura com a tecnologia de embalagem que garante a conservação. Mas as altas temperaturas também alteram o sabor do suco. Ainda que seja mais natural que os outros, com conservantes, um suco ultrapasteurizado jamais terá sabor de fruta espremida na hora.

Como saber se determinado rótulo está dizendo a verdade sobre a composição do produto?

Só encomendando uma análise do produto em laboratório. Eu não faço análises laboratoriais, portanto não posso aferir esse tipo de coisa. Minhas comparações são baseadas na informação que os fabricantes fornecem. Em geral eu acredito na lista de ingredientes.

A substância XYZ, que você mencionou num vídeo, faz mal?

Não estou pesquisando sobre os efeitos das substâncias no corpo. Me interessa mais o tipo de informação circulante sobe as características dos alimentos comercializados. Me interessa mais pesquisar a diferença entre o discurso da indústria e a verdade da produção de alimentos. Para saber sobre os efeitos das substâncias, há outras fontes de pesquisa na internet.

Você poderia descrever sua dieta?

Não. Por favor não me confundam com uma fitgirl do Instagram. Não quero ser celebridade, não quero que me copiem, nem quero que acreditem que eu tenho os melhores hábitos alimentares do mundo. Quero ajudar vocês a raciocinar para fazer suas próprias escolhas. Com independência e inteligência, cada um encontrará o melhor jeito de se alimentar, de acordo com as opções disponíveis. No Instagram eu compartilho às vezes fotos de algumas comidas que eu preparo ou consumo, como forma de valorizar a comida caseira e a simplicidade.

É possível remover resíduos de agrotóxicos dos alimentos?

Não completamente. A Anvisa tem um material sobre isso.

Onde comprar alimentos orgânicos?

O Idec tem um mapa de feiras por todo o Brasil, aqui.

Tem mais perguntas? Mande. 

 

Sobre o canal

História

Como apoiar

Fontes de receita

Política de usos

Livros que indico

Filmes recomendados

Saiba mais sobre nossa comida

 

11 comentários sobre “Perguntas frequentes

  1. Pesquisei na internet e não encontrei uma resposta clara sobre o assunto.
    Realmente existe alguma lei que regulamenta os pães integrais?

    Curtir

  2. Sobre o iogurte caseiro eu fiz deixei 8 hrs. de manhã ele estava ralo é posso colocar na geladeira e toma-lo assim mesmo pode fazer algum mal.?

    Curtir

  3. Pingback: Você pode ajudar | Do campo à mesa

  4. Olá Francine, gostaria de saber para quem tem colesterol e triglicerídes alto qual o melhor, nescau light ou achocolatado gold?

    Curtir

  5. Boa noite,

    Tenho por hábito consumir um iogurte ou leite fermentado, com probióticos, diariamente, mas só encontro produtos adoçados.
    Existe (m) esses produtos com probióticos sem açúcar?
    Caso positivo poderia indicar algum (uns)?
    Grato,

    Curtir

  6. Olá,boa noite!
    Acabei de ve-la no programa Agora e tarde e gostei muito do seu trabalho. Gostaria de saber o que vc sabe sobre a dieta do carboidrato lento.
    Bj

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s