O QUE É

Aqui você encontra conteúdos mobilizadores (meio engraçados, meio bravos) sobre alimentação e consumo, em linguagens que todo mundo entende, para que todos saibam se proteger da comida enganosa. Pois é. Tem comida enganando você, sim. Aos montes. E eu denuncio isso, saca?

Uso a abordagem do jornalismo misturado ao entretenimento e a uma boa didática para fazer o público repensar seus hábitos de consumo, suas crenças, suas fontes de informação, suas marcas preferidas, sua confiança na indústria, para então buscar informação correta e consumir com mais inteligência. De preferência, comida de verdade.

Aqui você NÃO vai encontrar notícias irresponsáveis fazendo recomendações equivocadas, nem propaganda de imitação de comida disfarçada de dica de nutrição, nem modismos alimentares. A abordagem do canal sobre nutrição está inteiramente alinhada com os princípios do novo guia alimentar do Ministério da Saúde, elaborado por um time pesquisadores da USP do qual fiz parte, e que está sendo muito elogiado internacionalmente.

Para saber quem sou eu, leia meu perfil.

Eis o que eu tenho em mente:

Nome

“Do campo à mesa” remete à cadeia completa de produção, regulação, transformação industrial, comercialização, promoção e consumo de alimentos. O nome pretende avisar que os conteúdos abordarão o que acontece em todas essas etapas.

Slogan

“Você é o que você sabe sobre o que come” significa um estímulo ao interesse do consumidor pela forma de produção de seu alimento. Pretende que o consumidor interesse-se e mobilize-se para obter mais informação do que possui hoje, a fim de fazer escolhas mais bem informadas e bem pensadas, em benefício próprio (saúde, paladar, satisfação, economia doméstica) e também da sustebtabilidade global.

Missão

Estimular uma atitude mais questionadora e cidadã do consumidor brasileiro perante os alimentos que o mercado oferece, em busca de uma maior transparência entre quem alimenta e quem é alimentado. Provocar reações das empresas e órgãos reguladores no sentido de aumentar a transparência perante o consumidor.

Veja aqui uma apresentação completa.