MÍDIA

O papel da mídia no sistema alimentar é um tema que adoro discutir. Afinal, eu sou uma profissional da mídia e enxergo criticamente como o meu setor atua.

De um lado está o jornalismo, feito de veículos e profissionais interessados em trabalhar direito e também de veículos e profissionais que publicam qualquer coisa em nome da audiência.

De outro lado está a propaganda, que se enfia em cada vez mais ambientes, às vezes de forma explícita, outras vezes disfarçada de divulgação científica, e no meu ver é aí que mora o maior perigo.

Todos nós como consumidores precisamos estar atentos ao que esses dois setores da mídia — cada vez mais misturados e confundidos — estão fazendo quando falam sobre comida, porque com frequência consumimos mentiras como se fossem verdades, e algumas dessas mentiras têm consequências nefastas.

Neste texto eu relato como uma marca de iogurte fez uma baita propaganda muito mal disfarçada de campanha educativa num espaço público, com a conivência do município. Neste outro texto eu critico a interdependência entre o jornalismo e a propanda de refrigerantes, numa lastimável união que já dura tempo demais.

Minhas listas de livros e filmes recomendados trazem bons títulos para apurar o senso crítico.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s