CIÊNCIA

A ciência é uma busca de conhecimento por métodos controlados. Até alcançar o conhecimento, o cientista lê o que já foi escrito, observa, experimenta, arrisca, observa de novo, raciocina, calcula, tenta tirar uma conclusão… e erra. Vez em quando, acerta. Erra muito, e é assim, no erro, que a ciência se constrói.

Sabendo disso, ninguém em sã consciência deveria encarar uma conclusão científica como uma verdade absoluta. Mas os maus cientistas, os maus jornalistas e os maus profissionais de nutrição fazem isso o tempo todo. Porque certas mentiras levam à fama mais rápido que as verdades.

Neste vídeo, eu conto a história de como a margarina posou de mocinha durante décadas por causa de um cientista que usou mal os seus dados e por causa de gente que acreditou demais nele. Agora, com a ciência revista, a manteiga sai do papel de vilã em que a puseram erroneamente e a margarina passa a ser vista como ela é. Menos pela propaganda, que continua dizendo que ela faz um ótimo café da manhã.

Para entender a ciência e não ser manipulado como um João Bobo pelas “modas alimentares”, pare de acreditar em qualquer capa de revista e busque leituras melhores. Seu cérebro agradece.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s